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Neuropsicologia Clínica

A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que estuda a relação do funcionamento das capacidades mentais mais complexas com interface do comportamento humano tendo início enquanto ciência no século XX com Donald Olding Hebb (1904-1985), Karl Spencer Lashley (1890-1958) e Aleksandr Romanovitch Luria (1902-1977).

A atuação centra-se na estimulação e reabilitação das disfunções cognitivas geradas por lesões neurológicas como paralisia cerebral, acidente vascular encefálico, esclerose múltipla, lesão medular, Alzheimer. Bem como auxilia na estimulação para desenvolvimento de habilidades no autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, deficiência intelectual dentre outras condições.

O processo de avaliação cognitiva permite, a partir do uso de instrumentos adequados a cada necessidade, acessar as dificuldades e potencialidades do indivíduo, bem como auxilia outros profissionais a desenvolver repertórios que condizem com a realidade vivenciada gerando a possibilidade de elaboração de um plano terapêutico acessível e condizente com os objetivos individuais e da equipe atuante. Nesse passo desenvolvemos a estimulação e reabilitação cognitiva, uma área de trabalho da psicologia que permite a execução do plano terapêutico criado no processo de avaliação.

Já o processo psicoterapêutico, integrado nas demandas, permitirá que haja autoconhecimento e reconhecimento da demanda a partir de encontros semanais ou de acordo com a necessidade avaliada pela psicóloga e disponibilidade do paciente.

Em ambos os contextos a interação indivíduo-ambiente permitirá que haja acesso as variáveis envolvida na interação a fim de que possa ser criado novos recursos comportamentais para garantir o desenvolvimento humano saudável e cuidado com a saúde mental e cognitiva.

Quem pode se beneficiar?

Crianças, adolescentes, adultos e idosos com perdas funcionais devido as lesões neurológicas ou por condições neurológicas específicas.

Benefícios dessa abordagem psicológica:

Com a Neuropsicologia Clínica é possível compreender todo funcionamento cognitivo de forma individualizada, não permitindo a generalização por sintomatologia diante de um quadro diagnóstico. Portanto, os pacientes, familiares, reabilitadores e educadores podem encontrar melhor forma de acesso ao indivíduo gerando um trabalho único, adaptado e centrado nas necessidades individuais.