Telefone

(19) 3541-3409
(19) 3541-5345

Icon

WhatsApp

(19) 9.9782-5097

Unidade 1

Av. Maria Aparecida Muniz Michielin, 114 - Jd. Piratininga

Unidade 2

Av. Maria Aparecida Muniz Michielin, 138 - Jd. Piratininga

Integração Sensorial

A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento estudada e sistematizada pela Terapeuta Ocupacional Jean Ayres (americana).

Tem o enfoque em tratar crianças que apresentam distúrbio de aprendizagem e pode ser utilizada como um recurso em pacientes que apresentam disfunções neurológicas.

Mas afinal o que são sistemas sensoriais? Ayres relata que a integração sensorial pode ser definida como o processo de organização das informações realizado pelo sistema nervoso (cérebro) com a finalidade de dar uma resposta adaptativa adequada para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente.

Essas capacidades de processar as informações sensoriais que recebemos são utilizadas o tempo todo no nosso dia-a-dia sejam elas nas interações sociais, para desenvolvimento de habilidades motoras (andar, correr, pular, etc.), vale ressaltar que são de suma importância para a manutenção da atenção e concentração (tarefas importantíssimas na escola, por exemplo). Sendo assim se a criança apresenta algum déficit sensorial isso poderá influenciar no seu desenvolvimento cerebral influenciando no seu desenvolvimento motor global.

A técnica consiste em auxiliar a criança a organizar estratégias das diferentes informações sensoriais, processá-la e retornar com uma resposta adaptativa adequada para o ambiente.

Quanto mais precoce for a identificação dessas alterações e mais precoce for a intervenção maior o índice de sucesso do tratamento.

O que utilizamos?

Montamos um ambiente específico e adaptado com equipamentos de modulação e integração dos sistemas sensoriais com rolo suspenso, plataforma, pula-pula, colchões, lycra, parede de escalada, materiais de estímulo táteis. Fazendo deste um ambiente estimulador, seguro e acolhedor para crianças que apresentam alterações sensoriais.

Possíveis indicações:

- Crianças, adolescentes e adultos com disfunções sensoriais;
- Distúrbios neurológicos - Paralisia Cerebral, Síndromes e Deficiência Intelectual;
- Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor;
- Distúrbios comportamentais: Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), etc.
- Crianças com recusa alimentar.

Quem pode avaliar e realizar este tratamento?

O Terapeuta Ocupacional que possui a Certificação no método pode avaliar e aplicar a técnica de Integração Sensorial.