Telefone

(19) 3541-3409
(19) 3541-5345

Icon

WhatsApp

(19) 9.9782-5097

Unidade 1

Av. Maria Aparecida Muniz Michielin, 114 - Jd. Piratininga

Unidade 2

Av. Maria Aparecida Muniz Michielin, 138 - Jd. Piratininga

Conceito Neuroevolutivo Bobath

O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica individualizada interdisciplinar para facilitação de movimentos de pacientes que apresentam alteração e desordens motoras de origem neurológica.

O Bobath pode ser utilizado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogas que têm o papel de avaliar, identificar padrões anormais de movimento atípicos e fazer uso de manuseios que oriente a participação do indivíduo na tarefa de forma a facilitar a movimentação ativa.

Por exemplo: sabemos que a estabilidade de tronco permite a criança a liberar os braços para apoiar-se e realizar as funções de mãos e também permite com que os membros inferiores participem mais facilmente no controle motor, sendo assim todos os profissionais envolvidos entendem o melhor caminho para ganho do objetivo traçado, a fisioterapia no controle de tronco que facilitará para o trabalho manual da Terapeuta Ocupacional e que por sua vez irá influência na deglutição posteriormente (por exemplo neste caso).

Nesta abordagem, o paciente aprende a sensação do movimento de forma mais próxima do normal.

Os equipamentos mais utilizados neste conceito são: bola terapêutica, bancos, rolo, cunhas, andador, o espelho, entre outros.

Quem pode se beneficiar com a técnica?

- Disfunções neurológicas (Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crânio Encefálico, Patologias Motoras);
- Espasticidade, Hipotonia, Atetose, Ataxia;
- Mielomeningocele;
- Síndromes Genéticas;
- Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor;
- Síndrome de Down.

Quais os recursos utilizados?

- Recurso principal é a mão do terapeuta que orienta movimentos próximos do típíco;
- Rolos;
- Bola Suíça;
- Banco Bobath;