Telefone

(19) 3541-3409
(19) 3541-5345

Icon

WhatsApp

(19) 9.9782-5097

Unidade 1

Av. Maria Aparecida Muniz Michielin, 114 - Jd. Piratininga

Unidade 2

Av. Maria Aparecida Muniz Michielin, 138 - Jd. Piratininga

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) ou Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), nada mais é que um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade de comunicação de pessoas com algum tipo de deficiência ou até mesmo por uma pessoa com ausência da fala. A Comunicação Alternativa pode acontecer sem auxílio externo, através dos canais de comunicação diferentes da fala, como os gestos, sons, expressões faciais e corporais para manifestar vontades, necessidades, opiniões e posicionamentos.

Seu objetivo é proporcionar a ampliação do repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, outros canais externos de comunicação são os cartões de comunicação, pranchas de comunicação, vocalizadores, acionadores e através da tecnologia assistiva como os computadores, tablets que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação.

Os sistemas de comunicação alternativa fazem parte da tecnologia assistiva, que compreende recursos, dispositivos, técnicas e métodos que podem prover assistência e reabilitação com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou ausência da fala.

A Comunicação Alternativa pode ser de baixa ou alta tecnologia, a baixa tecnologia é composta por: o uso de pranchas de comunicação, fichas, elaborados de forma manual. Já os recursos de alta tecnologia, é a tecnologia mais avançada, como softwares, que disponibilizam a comunicação alternativa em dispositivos, como tablets e computadores. Com a evolução desses recursos, hoje é possível o acesso a computadores e à automatização (como ligar a televisão, solicitar que a Alexa realize um comando) por meio do mouse ocular, indicado para pessoas com mobilidade reduzida.

A comunicação alternativa de forma robusta, possibilita que pessoas com deficiências possam realizar uma comunicação funcional independente de suas condições motoras que limitam suas capacidades, promovendo melhora em sua qualidade de vida. O avanço tecnológico vem facilitando a vida das pessoas, possibilitando sua interação com o mundo à sua volta, sendo necessário pensar nas formas como essa tecnologia pode ajudar as pessoas com algum tipo de deficiência a ter o mesmo direito de interação.

Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades desta pessoa, um exemplo de um indivíduo com deficiência visual, iremos utilizar símbolos com contraste, já um paciente com o TEA, a comunicação será mais rápida, podendo ser utilizado desde pranchas até a forma robusta, um paciente com paralisia cerebral nível 5, devido as dificuldades motoras, o indicado seria uma comunicação por uso de mouse ocular.

Para indicar a melhor técnica de comunicação utilizada para cada indivíduo, é importante o acompanhamento de profissionais especializados que atuam com a Comunicação Alternativa, podendo ser desde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc.